Embora muitas pessoas não pensem, a verdade é que a empada de frango é um dos pratos típicos das praias. Se você está achando que é só casquinha de siri e peixe frito, é porque ainda não conheceu o poder de um empadão.
Trata-se de um prato tipicamente português, mas incorporado à culinária brasileira com o passar dos séculos. Atualmente, é mais comum até no Brasil do que em Portugal, pois brasileiro gosta de comer bem, não é mesmo!?
A empada de frango é uma excelente pedida, especialmente para pessoas que queiram algo mais pesado. Afinal, nem só de frutos do mar e suco de laranja vivem os turistas, concorda comigo!?
Origem da empada de frango
Quando você decide ficar na areia, sentado em sua cadeira, tomando sol e observando o movimento da praia, é comum pensar na origem do prato. Essa situação é muito normal e acontece com a maioria dos brasileiros, certo!?
No caso da empada de frango, a verdade é que o prato tem origem em Portugal e é uma espécie de salgado popular por lá. Portanto, quando você for ao Porto ou ao Algarve, já sabe que poderá comer essa iguaria lusitana.
Segundo a literatura de culinária portuguesa, a origem da empada é nos pastelões portugueses, que não eram fritos. Tratava-se de tortas salgadas e que possuíam diversos recheios, incluindo o pinto já crescido (frango no português de lá).
A influência deste prato é um tanto medieval e foi evoluindo com o passar dos séculos. Inclusive, no século XIX a empada de frango era conhecida como “empada de caixa”, em uma alusão ao tamanho pequeno.
Combina com o que?
A empada de frango combina com praticamente tudo, principalmente com outras opções mais leves. Por conter na sua combinação carboidratos, o ideal é consumir com saladas, frutos do mar ou mesmo algo menos pesado.
Não é indicado, por exemplo, comer uma empada grande e combinar com um prato de macarrão, por exemplo. Por outro lado, se for como uma refeição, tipo almoço, não tem problemas, desde que você espere a digestão.
Na hora de escolher uma bebida, evite apenas milkshake ou opções que contenham leite, pois o ideal é tomar com um suco batido com água. Se você tiver atenção nisso, o consumo é seguro e você não se sentirá muito pesado.
Posso entrar no mar depois de comer?
É recomendado esperar a digestão acontecer, ou seja, fique por duas horas sem entrar no mar ou fazer atividade física. No entanto, depende do tamanho da empada, porque em uma menor o tempo pode ser bem menor.
O principal é evitar o risco de congestão e aproveitar a empada para curtir um pouco a família ou tirar um cochilo. Em outras palavras, tire esse tempinho para ficar tranquilo e se preparar, já que o seu dia costuma ser cheio.
A empada de frango é uma pedida perfeita para a praia, a dica, entretanto, é apenas conferir se a iguaria é feita em um ambiente limpo. Se a resposta for positiva, coma, se delicie e combine com um suco natural.
Login with