Biscoito de polvilho

Um clube de bares, restaurantes e chefs de comida de praia.

Posted by admin

O biscoito de polvilho é saboroso

O biscoito de polvilho é uma iguaria que combina bem com qualquer situação e é bastante versátil. É possível encontrar pessoas que adoram esses biscoitinhos com café bem quente e outros que preferem na praia.

A realidade é que esse prato tornou-se industrial apenas no último século, embora seja bem mais antigo do que isso. Nesse cenário, dá para ver que o polvilho é um ingrediente muito presente na culinária brasileira.

Se você está na praia e não quer gastar com nada, uma bela opção é comprar um saquinho de biscoito de polvilho. Em seguida, é só comer, mas antes de fazer e sentir o sabor, leia esse texto até o fim para ter sugestões.

Biscoito de polvilho: Uma criação mineira

A origem do biscoito de polvilho é tema de muito debate pelo Brasil, mas há apenas um consenso: veio da terra do pão de queijo. Sendo assim, é criação mineira e tem uma criação antiga, há quase 300 anos.

Acredita-se que as cozinheiras das fazendas de Minas Gerais já ofereciam aos seus senhores. Nessa época, de acordo com o historiador Câmara Cascudo, o prato começou a tornar-se cada vez mais comum e foi se popularizando.

Com a migração de mineiros para outras regiões do Brasil e as constantes movimentações nos povos, seja no século XIX e XX, o biscoito de polvilho começou a ser feito em outras regiões do Brasil, como acontece atualmente.

Agora que você aprendeu um pouco sobre a origem do prato e viu que é criação de Minas Gerais, é preciso prosseguir. Abaixo confira os dois tipos de biscoitos disponíveis e veja com o que combinar quando estiver na praia.

Quais os tipos de biscoito de polvilho disponíveis?

Para os amantes dessa iguaria ou aqueles que quiserem provar, há dois tipos disponíveis: naturais e industrializados. Desse modo, é importante que você conheça um pouco sobre ambos, abaixo veja as informações:

  • Naturais– É o mais saboroso que existe e respeita uma receita antiga. O lado negativo é que dá trabalho para criar essa iguaria.
  • Industrializados– É possível achar com muitos sabores à disposição. Seja de queijo, tradicional ou doce, você tem uma iguaria saborosa.

Embora não dê para afirmar qual é o melhor ou mesmo pior, os naturais são mais saudáveis do que os industrializados. Por outro lado, não quer dizer que você não possa deliciar o outro e aproveitar a comodidade, não é mesmo!?

Combina com o que?

Certamente é a notícia mais positiva e dá para combinar com uma cerveja, por exemplo. Além disso, a combinação com um refrigerante ou suco é possível, afinal o prato combina até com café, chá e leite.

Ainda é possível utilizar molhos por cima, como por exemplo: ketchup e mostarda. A maioria das pessoas, no entanto, prefere comer como se fosse salgadinho e tem uma vantagem: é leve e não atrapalha o mergulho.

Por fim, o biscoito de polvilho é uma iguaria mineira, mesmo sendo um estado que não tem praias. Então, aproveite para se deliciar e curtir o mar, enquanto comece um biscoitinho se lembra do pão de queijo de mais tarde.